Importantes profissionais do setor se reúnem entre os dias 22 e 27 de outubro durante a International Nuclear Conference no Dayrell Hotel & Centro de Convenções; encontro está entre os mais respeitados do mundo

Renomados membros da comunidade científica nacional e internacional desembarcam em Belo Horizonte para discutir o desenvolvimento da tecnologia nuclear no Brasil e no mundo. O encontro será na oitava edição da International Nuclear Atlantic Conference – INAC, que acontece de 22 a 27 de outubro, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções (Rua Espirito Santo, 904 – Centro). Mais de oito mil pessoas são esperadas durante os seis dias de evento.

Com o tema “Energia Nuclear para Projetos Nacionais”, a INAC é o maior evento de energia nuclear da América Latina e tem como um de seus objetivos promover interações com pesquisadores nacionais e internacionais para o aperfeiçoamento da tecnologia nuclear. O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) entidade que atua há 35 anos na área de energia nuclear e organizado pela: Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Eletrobras Eletronuclear, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Paralelo à conferência, acontecerá a ExpoINAC 2017, exposição comercial e técnica que tradicionalmente ocorre junto ao evento e tem o objetivo de oferecer aos seus participantes a possibilidade de se conectar aos palestrantes, conquistar novos clientes e fortalecer laços já existentes. Os expositores poderão também demostrar seus produtos e serviços, lançar produtos e buscar parceiros nacionais e internacionais para formar novas alianças.

A INAC é uma iniciativa multidisciplinar na área nuclear voltada para os interesses de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos, em âmbito nacional e internacional. Importantes discussões entre autoridades da área irão evidenciar a contribuição da tecnologia nuclear na expansão global da demanda por energia elétrica, bem como o aperfeiçoamento de produtos e serviços para a melhoria da qualidade de vida por meio das aplicações da mesma.

O público alvo do Congresso são os profissionais que atuam nas diversas áreas da energia nuclear, professores universitários e pesquisadores (cursos de física, química, biologia e engenharias em geral), militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Entre os diversos temas abordados, estão na programação: “Perspectivas Nacionais para o Setor Nuclear”, “O Acidente de Fukushima”, “Trinta Anos do Acidente de Goiânia”, “Aceitação Pública da Energia Nuclear”, “Estado Atual do Projeto do Reator Multipropósito Brasileiro”, “Segurança Nuclear, Proteção Física e Salvaguardas”. O evento mostrará também a contribuição da tecnologia nuclear nos produtos e serviços para a qualidade de vida em nossa sociedade.

Atualmente, a INAC é estruturada em duas sessões técnicas independentes, que incluem a física de reatores e termohidráulica (ENFIR) e a área de aplicações na área nuclear (ENAN). Em paralelo, ocorrem ainda o Encontro da Indústria Nuclear (ENIN) e uma exposição técnica de pôsteres juniores, na qual estudantes de diversas faculdades e universidades brasileiras apresentam resultados relevantes obtidos em pesquisas, sob a supervisão de profissionais de instituições brasileiras.

O ENFIR, que será realizado pela 20ª vez, foi criado por pesquisadores brasileiros em função da necessidade da existência de um fórum sobre a física e a termohidráulica de reatores no Brasil e no mundo.

O 13º ENAN cobrirá aspectos relevantes do desenvolvimento relacionado com aplicações nucleares, oferecendo aos pesquisadores da área nuclear a oportunidade de apresentar e discutir os resultados de seus trabalhos, junto à comunidade científica nacional e internacional.

O ENIN, que acontecerá pela quinta vez, tem a intenção de promover a interação dos estudiosos com o crescimento tecnológico da indústria nuclear. O encontro é um fórum apropriado para discutir as tendências e os planos da indústria nuclear, em resposta a um dos maiores desafios da humanidade: promover o progresso e a inclusão social, sem comprometer o equilíbrio ambiental.

Sobre a ABEN

A Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), presidida atualmente por Olga Simbalista, reúne diversos técnicos e pesquisadores do setor nuclear brasileiro. Entre suas atribuições, está a difusão de informações sobre as aplicações pacíficas da energia nuclear em diferentes campos da vida humana, como a geração de energia elétrica, a sua utilização na medicina, na agricultura e no meio ambiente. O trabalho da ABEN tem o objetivo de promover, cada vez mais, uma maior integração entre a comunidade nuclear e a sociedade brasileira.

International Nuclear Atlantic Conference – INAC 2017

Data: 22 a 27 de outubro de 2017

Local: Dayrell Hotel & Centro de Convenções (Rua Espirito Santo, 904  – Centro, Belo Horizonte

Mais informações: 31 3342 388


comentários