Dr.Rodrigo Almada é especialista
nessa técnica que já atendeu mais
de 5 milhões de pessoas em todo mundo

Tratar da saúde bucal nunca foi uma tarefa fácil na vida dos brasileiros. Em primeiro lugar, porque o tratamento era custoso e em segundo lugar, doloroso. No entanto, com o passar dos anos e com as novas tecnologias essa situação foi mudando. No lugar do tradicional aparelho ortodôntico que incomoda e exige uma rigorosa manutenção, o Invisalign (novo método) vêm crescendo no mercado e chamando a atenção pelo conforto que as pessoas tanto esperaram durante o tratamento ortodôntico.

Dr. Rodrigo Almada em sua clínica

Dr.Rodrigo Almada, (da Rodrigo Almada Ortodontia e Estética Facial – Top Invisalign Doctor do Brasil / CRO/MG- 21.100) vêm trabalhando nessa nova técnica com muito profissionalismo. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no ano 1995, têm especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Além disso, têm curso de perfeiçoamento em Odontologia do Sono e Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM), Mestrado em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e a participação em mais de 100 cursos de aperfeiçoamento e congressos em todo o Brasil.

Em Belo Horizonte / Minas Gerais, Dr.Rodrigo Almada têm duas clínicas odontológicas, sendo uma no Bairro de Lourdes e outra no Bairro Floresta. Ambas com equipe multidisciplinar, onde são realizados todos os procedimentos odontológicos com o que existe de melhor em cada especialidade na Odontologia atual. Em entrevista, o especialista (que é um dos dentistas mais capacitados no tratamento com a técnica no Brasil), explica que o ‘Invisalign’ vem ganhando notoriedade, tanto que já tratou ‘mais de 5 milhões’ de pessoas no mundo.

*O senhor é Top Invisalign Doctor (ou seja, é bastante diferenciado no uso da técnica) em Belo Horizonte – Minas Gerais / Brasil. Qual a importância que o senhor vê no Invisalign, este novo sistema de tratamento ortodôntico que hoje é o mais avançado do mundo?

O Invisalign é um sistema ortodôntico super tecnológico que já tratou mais de 5 milhões de pacientes em todo mundo. Possui uma das técnicas mais confiáveis e modernas que existe, comprovada cientificamente. É caracterizado por um conjunto de alinhadores feitos personalizados para cada paciente, posicionando os dentes gradativamente afim de alcançar o sorriso que o paciente espera. Não interferem no estilo de vida, já que são muito transparentes e finos, sendo praticamente imperceptíveis. O planejamento do tratamento é feito previamente por um software e após a aprovação, os alinhadores são fabricados nos EUA e enviados em embalagens exclusivas e individuais, os quais levam os dentes às posições que haviam sido planejadas anteriormente através do software. O Invisalign é indicado para quem não quer usar aparelhos fixos, colados aos dentes, e que facilite os cuidados de higienização, além de não ter nenhuma restrição alimentar.

Dr. Rodrigo Almada (centro de terno cinza). Invisalign em destaque.

*Dr. Rodrigo Almada, o novo tratamento ortodôntico atende desde jovens até idosos, ou apenas um público específico? Descreva.

O sistema é capaz de tratar desde pré-adolescentes até pessoas idosas, além disso, ele permite que tratemos problemas ortodônticos de baixa à alta complexidade, ou seja, a princípio não existe restrições para se utilizar o Invisalign ao invés do aparelho fixo convencional. Logicamente, é necessária uma avaliação pelo ortodontista para determinar o custo x benefício de se realizar ou não um tratamento ortodôntico, já que nem todas as más oclusões merecem ser tratadas, independente se com o aparelho Invisalign ou mesmo com o aparelho fixo convencional.

*Em relação aos tradicionais aparelhos ortodônticos, esse novo tratamento traz um resultado mais rápido, ou falamos apenas de algo estético? Ele é menos doloroso que o aparelho tradicional?

Por ser muito mais preciso e previsível, o tratamento ortodôntico com o Invisalign tende a ser mais rápido, comprovado inclusive através de artigos científicos, e os pacientes relatam muito menos dor com a movimentação dentária se comparado ao aparelho fixo tradicional. Ou seja, além de todas as vantagens estéticas e a manutenção da qualidade de vida do paciente, ele também traz o conforto que as pessoas tanto esperaram durante o tratamento ortodôntico.

*É preciso fazer manutenção desse aparelho ortodôntico, como se faz com o tradicional aparelho? Qual a diferença?

A ativação deste aparelho ocorre com a troca para um novo conjunto de alinhador, o que idealmente é feito de 7 a 14 dias. O paciente normalmente comparece ao consultório uma vez ao mês para fazer o controle da movimentação realizada pelos alinhadores dentários e se necessário fazemos mínimos ajustes. Contudo, em casos de viagem ou dificuldade em comparecer ao consultório mensalmente, o sistema Invisalign permite que façamos consultas mais espaçadas sem aumentar o tempo total de tratamento, basta o paciente levar mais alinhadores para trocar em casa, já com o aparelho fixo, se o paciente não comparece na data combinada, gera um aumento no tempo total de tratamento.

*A saúde bucal do brasileiro é uma preocupação entre os especialistas da área. Com esse novo tratamento (que esteticamente é mais bonito que o aparelho ortodôntico tradicional), o senhor acredita que as pessoas começarão a se interessar mais pelo tratamento (uso do aparelho) para alinhamento dentário?

Vários pacientes que nos procuram relatam que só corrigiria a posição dos seus dentes com o uso de alinhadores dentários, já que de forma alguma toparia colocar o aparelho fixo tradicional, mesmo aqueles aparelhos fixos estéticos de porcelana. Portanto, o sistema Invisalign permitiu que uma parcela da população realize o seu tratamento ortodôntico, que na maior parte das vezes têm uma necessidade muito maior que a estética, visto que o sistema antigo de aparelho fixo não atenderia suas expectativas de manter a qualidade de vida durante um eventual tratamento ortodôntico.

Dr. Rodrigo Almada durante atendimento (Foto autorizada)

*Em seus consultórios Dr. Rodrigo Almada, qual a média de pacientes que procuram esse novo tratamento? Eles têm buscado mais por essa nova técnica, ou existe algum receio ainda pelo o que o senhor percebe?

Com a divulgação crescente do sistema Invisalign várias pessoas já chegam ao consultório perguntando por ele, e aqueles que não o conheciam antes da consulta, se encantam quando apresentamos o Invisalign. Um problema que ainda enfrentamos é a falta de conhecimento do sistema por parte de alguns profissionais, tanto ortodontistas quanto outros dentistas clínicos, que por não conhecerem o sistema acabam criticando e muitas vezes condenando o seu uso, mas simplesmente por falta de conhecimento. Um trabalho que tenho feito junto a estes profissionais é mostrar através de palestras o seu funcionamento e a enorme quantidade de casos tratados e sempre com resultados muito satisfatórios, até mais do que com o aparelho fixo.

*O senhor consegue mensurar a satisfação dos pacientes que utilizam esse novo tratamento? Eles têm dado um bom retorno pós uso?

Os pacientes que já utilizaram o Invisalign são muito mais satisfeitos com o tratamento do que aqueles que utilizaram o aparelho fixo, tanto é que o índice de indicação para amigos e familiares é de 4 vezes maior (Índice Promoter). Consigo ver isso claramente nas consultas, já que chegam ao consultório sem o menor receio do que vai acontecer e sabendo que será uma consulta muito tranquila e rápida. Lógico que quem está satisfeito com o seu tratamento, quer que as pessoas próximas tenham o que existe de melhor e é isso que tenho percebido cada vez mais na minha clínica, pacientes vindo por indicação de algum amigo ou parente.

*Dr. Rodrigo Almada, é fato que os pais devem se atentar desde cedo com a saúde bucal de seus filhos. Todavia, poucos fazem. Sendo assim, em sua opinião, qual a idade exata para que os pais já comecem a se preocupar com a saúde bucal das crianças?

Seria interessante que a criança consultasse um odontopediatria a partir do nascimento dos seus primeiros dentinhos de leite que ocorre por volta dos seis meses de idade. Em relação ao controle ortodôntico, o indicado é que a criança consulte um ortodontista por volta dos 5 anos de idade, pois nesta idade já conseguimos diagnosticar alterações no processo de erupção (nascimento) dos dentes e no crescimento dos ossos da face e se necessário intervir precocemente, evitando que aconteçam alterações irreversíveis na formação dentária e do crescimento facial da criança.

*Clínica Dr.Rodrigo Almada:

Endereço:
Av. Bias Fortes, 197, casa 2, Lourdes, Belo Horizonte/MG – CEP: 30170-010

Telefone:
(31) 3024-9030 | 98419-6848

Email:
contato@rodrigoalmada.com.br

*Grupo Odontológico Floresta:

Endereço:
Rua Ponte Nova 857 – Salas 201/205 – Floresta – Belo Horizonte/MG – CEP: 31110-150

Telefone:
(31) 3423-0081 | 3423-6084 | 99247-0143

Email:
contato@odontofloresta.com.br

Texto: Assessoria de Comunicação – Direitos Reservados.

 

Confiram mais algumas fotos da
clínica Dr. Rodrigo Almada:

 


comentários