Conheça mais sobre o setor e saiba como fidelizar seu cliente

De acordo com a Associação Brasileira de Plus Size (ABPS), o mercado plus deve fechar 2019 com o faturamento maior que 10% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, segundo levantamento realizado pelo Coresight, no próximo ano, este setor vai arrecadar mais de 24 bilhões de dólares. Esses dados apenas afirmam algo que especialistas já previam: o plus size está ganhando o mundo e, em breve, se tornará um dos principais segmentos da moda mundial.

O problema é que, mesmo com o seu crescimento, esse é um mercado que ainda necessita de muito reconhecimento. A falta de informação e preconceitos impostos na sociedade gera dúvidas e, em muitos casos, um atendimento que deixa o consumidor insatisfeito.

A consultora de vendas e especialista em moda plus size, Eliane Santos, comenta que uma das principais insatisfações de diversos clientes a respeito do setor plus resume-se exatamente a tais problemas citados. “No país, ainda temos muito o que avançar nesse sentido. Por um lado, felizmente, o segmento cresce todos os anos e, em breve, será um grande destaque. Porém, em contrapartida, muitas lojas ainda não sabem como lidar com esse público e, em muitos casos, perdem vendas e credibilidade por não entenderem a importância do encantamento e fidelização do cliente”.

Dicas

Eliane destaca que a principal função do vendedor lojista é atender bem o cliente e estar à disposição para tirar dúvidas. Ao mesmo tempo, a função da loja é oferecer um serviço de qualidade com os produtos que propõe. “Se a loja oferece modelos plus size, é isso que deve estar disponível para o cliente. Um dos principais erros é prometer modelos que atendem todos os públicos, mas não ter disponibilidade no estoque quando o cliente solicita”, comentou.

Portanto, ter um estoque de qualidade é fundamental. “Caso uma peça esteja em falta, é necessário substituir com outros modelos. Nada de oferecer apenas uma opção e deixar o cliente sem alternativa”.

Outro ponto importante, é atender com excelência e estar à disposição para lidar com o cliente. “O vendedor precisa estar disponível para responder os questionamentos da melhor forma possível. Além disso, é importante investir em conhecimento sobre o público plus. Não adianta oferecer um serviço sobre o qual não há conhecimento. Saiba avaliar o seu cliente, entender as suas expectativas e estar disponível para o que ele precisar”, orientou a consultora.

Fonte: Eliane Santos, consultora de vendas, especialista em moda plus size e empresária (@elianesantosconsultoria).


comentários