Bloco Baianas Ozadas. Crédito de Netun Lima.

 

Ícones da história do carnaval de rua da capital se juntam em grande festa de lançamento
de associação carnavalesca que vai batalhar por reconhecimento e valorização do setor

Às vésperas do aniversário da capital mineira, em comemoração aos 122 anos de Belo Horizonte, um grupo seleto e expressivos de representantes do novo carnaval de rua da cidade se reúnem para uma grande festa. Para dar o pontapé aos aquecimentos da folia momesca, no dia 07 de dezembro (sábado), no Industriall (Rua Gabriela de Melo, 545, Olhos D´Água), os blocos Bartucada, Baianeiros, Batuque Coletivo, Banda Mole, Baianas Ozadas, Funk You, Monobloco BH e Arrastão Eletrônico realizam o “Deu Liga – grito de carnaval!”.

O evento marca o lançamento da Liga Belorizontina de Blocos de Rua, entidade recém-criada e que tem estas agremiações como fundadores, com o objetivo principal de fortalecer e valorizar os blocos de rua enquanto atores importantes do impacto econômico e criativo da cadeia produtiva do carnaval que mais cresce no país.

PROGRAMAÇÃO

De marchinhas tradicionais à música eletrônica, passando por ritmos da axé music, funk, samba enredo, entre outros, a “Deu Liga – Grito de Carnaval” promete mais de 14 horas de música. De ensaio de bateria, shows de bandas de blocos e DJs esquentando a pista, as pessoas que contam os dias esperando fevereiro chegar vão poder matar saudades do carnaval. A festa ainda contará com desfiles de bonecões dos blocos Banda Mole, Bartucada e Baianas Ozadas. Se ligue nas atrações da BELORIZONTINA:

LINE UP

14h – Abertura com DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO

15h – FUNK YOU

16h – Ensaio aberto BATUQUE COLETIVO

18h – DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO

18h30 – MONOBLOCO BH

19h30 – DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO

20h – Bateria show GRES. C. JARDIM

20h – BAIANEIROS

21h30 – DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO

22h – BARTUCADA

23h – DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO

23h30 – BAIANAS OZADAS

00h30 às 5h – DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO

Sobre a LIGA BELORIZONTINA

Em 2020, o novo carnaval de Belo Horizonte completa 10 anos, marcado pelo surgimento de centenas de blocos de rua que ocuparam e ressignificaram a percepção que temos da cidade, transformando o carnaval de Belo Horizonte em um dos mais inclusivos, acessíveis e atrativos do Brasil.

Nesse tempo, muitos blocos surgiram, fruto de um caldeirão cultural plural e diverso, de um carnaval para públicos de todos os gostos e todas as tribos. Alguns blocos expressivos e importantes dessa folia se juntaram e formam a Liga Belorizontina de Blocos de Rua.

Com a missão de defender um carnaval de rua, popular, de direito universal à festa para todos os foliões, a Liga Belorizontina buscar o fortalecimento e a maior valorização dos blocos de rua da capital, que atualmente não possuem o devido reconhecimento e incentivo por parte do poder público. Enquanto grandes mobilizadores de público, arrastando milhares de foliões pela cidade, os blocos de rua e a Liga Belorizontina defendem um carnaval sustentável para a cidade. Os blocos são as engrenagens propulsoras do impacto financeiro que a capital vive nos dias de folia e por isso pleiteiam políticas mais justas de patrocínio e subvenção, alimentando um ciclo virtuoso para o nosso carnaval. Para além da sustentabilidade econômica, a Liga propõe uma ocupação da cidade com o uso do espaço público de maneira ambientalmente responsável, com respeito especial ao seu patrimônio edificado.

São ainda projetos da Liga Belorizontina:

– a valorização cultural do carnaval, com incentivo às carreiras de novos artistas oriundos deste movimento, com o fomento à produção musical autoral e a circulação;

– a ampliação do debate permanente com todos os atores da cadeia do carnaval, promovendo colóquios e seminários;

– Intensificar o relacionamento com entidades públicas e privadas em prol do reconhecimento do carnaval enquanto maior e principal evento do calendário anual da cidade.

Na defesa do carnaval como expressão popular, a Liga Belorizontina atuará em prol da consolidação e valorização do carnaval da região centro-sul, onde figuram blocos responsáveis pela tradição, fama e força do carnaval da cidade, já reconhecidos além do estado de Minas Gerais.

“A Belorizontina reúne blocos com questões afins e é o início de uma organização melhor de quem faz o carnaval de fato. É fundada por blocos expressivos e fundamentais para o sucesso da festa na cidade, responsáveis pela mobilização de grande público que consome no nosso carnaval. Todas ações serão pensadas tendo como objetivo o fortalecimento e valorização dos blocos do carnaval de rua, visando que gradativamente eles se tornem mais independentes e autossustentáveis. Acreditamos que melhor organizados teremos mais força e melhor relacionamento com os entes do poder público, com mais participação no planejamento e decisões relativos à festa”, destaca Geo Cardoso, presidente da Liga Belorizontina.

Serviço:

Deu Liga! Grito de Carnaval!

Festa de lançamento da Liga Belorizontina de Blocos de Rua, com Bartucada, Baianas Ozadas, Baianeiros, Batuque Coletivo, Banda Mole, Funk You, Monobloco BH e DJs do Arrastão Eletrônico

Data: 07 de dezembro (sábado)

Horário: das 15h às 5h (14 horas de evento)

Local: IndustriALL (Rua Gabriela de Melo, 545, Olhos d’Água, BH)

Ingressos:

Pista: R$ 20

Pista Premium: R$ 120

https://www.sympla.com.br/deuliga


comentários