Prevenção é o melhor caminho para evitar danos à saúde de todo o organismo

A saúde bucal é um aspecto fundamental para o funcionamento de todo o organismo. Afinal, a boca é como uma “porta” de entrada para bactérias e diversos microrganismos. Portanto, essa é uma área que precisa de diversos cuidados. Mas quando se trata do público masculino, em diversos casos, a saúde da boca é negligenciada. Ao contrário das mulheres, que recebem diversas dicas de conscientização durante a vida, uma grande parcela dos homens ainda alimenta certo preconceito ou desinformação em relação à saúde dos dentes e os demais componentes da boca.

Estudo publicado no jornal americano Journal of Periodontology, indica que as mulheres frequentam duas vezes mais o dentista e realizam exames preventivos ou tratamentos dentários que os homens. Enquanto isso, o público feminino também possui maior entendimento sobre a saúde bucal, além de possuir menor incidência de doenças periodontais, placas dentárias e outros males comuns na boca.

A cirurgiã-dentista, especialista em Implantodontia, Renata Amorim, explica que o principal  problema de não cuidar adequadamente da boca e seus componentes são as consequências que surgem para todo o organismo. “As doenças bucais, em sua maioria, não atingem somente a boca. Em casos mais graves, elas podem se alastrar para outras partes do corpo. Por isso, alguns especialistas até se referem à boca como um ‘espelho’ para a saúde. Quando ela não é bem tratada, dificilmente o restante do organismo estará 100%”, destacou a médica.

Consequentemente, como os homens cuidam menos da boca, eles também são as principais vítimas de diversas doenças. “Infelizmente, o público masculino tem o hábito de procurar um profissional quando o problema já está avançado e já atrapalha a qualidade de vida. O ideal é sempre procurar um médico regularmente para prevenir e manter a saúde ou, pelo menos, assim que surgirem os primeiros sintomas”, ressaltou.

Além disso, os cuidados em casa devem ser diários. “Como sempre, é essencial escovar os dentes após todas as refeições ou, pelo menos, três vezes ao dia e usar fio-dental sempre”.

Disfunção erétil e doenças cardiovasculares

Outra pesquisa publicada pelo periódico Journal of Sexual Medicine, indica que a falta de cuidados com a boca também pode influenciar na saúde sexual e cardiovascular dos homens. Segundo o estudo, a gengivite, principal doença ocasionada pela falta de escovação nos dentes, causa o aumento no nível da proteína C-reativa que causa uma inflamação nos vasos sanguíneos e está diretamente ligada à impotência sexual e a doenças cardíacas em homens.

Fonte: Renata Amorim, cirurgiã-dentista, especialista em implantodontia e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte (www.vitacea.com.br).


atualizado em 10/12/2019 - 11:15

comentários