Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre dessa condição; especialista dá dicas de como reverter o problema

Preocupação com um projeto que deve ser entregue, expectativas frustradas ou uma prova importante a ser realizada: são inúmeros os fatores que desencadeiam o estresse atualmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre dessa condição, que pode levar a problemas maiores causados pelo esgotamento profissional, ou seja, quando o corpo sofre uma sobrecarga e não consegue mais produzir.

De acordo com Winderson de Sousa, coach emocional e escritor, o estresse é uma resposta a uma situação que traz instabilidade, podendo ser sentida tanto na esfera psíquica quanto na física. “Os efeitos causados pelo estresse são prejudiciais no desenvolvimento pessoal. Os sintomas são variados e podem incluir dificuldade para dormir, gastrite, baixa imunidade, desânimo, esgotamento mental e irritabilidade acima do necessário”, diz.

A vida moderna e a alta conectividade aumentam o senso de urgência, tornando o imediatismo algo comum nos nossos dias. “São muitos compromissos e cobranças em todas as áreas. Além disso, recebemos uma avalanche de informações diariamente. Isso aumenta a sensação de angústia e de medo, gerando mais ansiedade e estresse”.

Efeitos

As consequências geradas pelo estresse podem abalar os relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais. Winderson fala da importância de se atentar a demonstração dos sintomas, que podem trazer prejuízos a longo prazo. “A produtividade no trabalho diminui, uma vez que o desânimo e a preocupação excessiva interferem na entrega de resultados e o sentimento de insatisfação e tristeza tornam as relações mais distantes e rasas”, afirma.

Como combater?

É essencial mudar a rotina para diminuir os efeitos do estresse e fazer algo mais. “Se há excesso de trabalho, negociar a jornada é essencial para dar espaço a outras práticas – como uma atividade física. Investir no lazer, alimentar-se bem e dormir cerca de oito horas diárias também é importantíssimo. No entanto, os efeitos podem estar em um nível muito elevado, o que dificulta a mudança de rotina. Por isso, é fundamental entender o estado emocional e aprender a gerenciar as emoções para conseguir resultados mais efetivos e duradouros”, complementa.

Fonte: Winderson de Sousa, Coach Emocional, Palestrante, Escritor, que at


atualizado em 16/03/2020 - 15:57

comentários