Novo método promete revolucionar o mercado e acelerar novos hábitos financeiros entre população brasileira

Desde o surgimento da tecnologia e as transações digitais, muito se comenta sobre a possibilidade de extinção do dinheiro em papel e a forma como diversos tipos de pagamentos são feitos. Aparentemente, esse dia pode chegar mais cedo do que muitos imaginam. Com a criação do PIX, um novo método para realizar pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, os setores começarão a fazer parte de uma nova realidade financeira que pode afetar todos os meios econômicos do Brasil.

Se esse método por si só já atrai a atenção de diversos investidores, a atuação das Fintechs – organizações que utilizam a tecnologia e o meios digitais para facilitar e otimizar processos financeiros – pode gerar ainda mais valor ao novo modelo e trazer inúmeras possibilidades ao mercado.

O PIX ainda é algo novo no mercado e causa algumas dúvidas e desafios para as instituições financeiras. Porém, para quem já estava acostumado com soluções rápidas e modelos tecnológicos, o desafio se transforma em excelente oportunidade. A U4crypto, por exemplo, foi uma das primeiras empresas brasileiras a aderirem o modelo.

O PIX chegou para ficar?

Para o CEO da fintech mineira, Túlio Iannini, o PIX reserva excelentes possibilidades e, provavelmente, vai revolucionar o mercado econômico brasileiro. “Basicamente, o PIX permite realizar transações bancárias em segundos. Coisas que antes demoravam 1 ou 2 dias para serem realizadas, a partir de agora serão feitas de forma instantânea. Ou seja, quanto mais rápido as empresas aderirem a esse modelo, mais à frente elas estarão no mercado”, explica.

Túlio também destaca que é uma questão de tempo até que alguns modelos antigos de transações financeiras sejam extintas. “Com a ascensão do PIX, é muito provável que em um futuro próximo as TEDs – que são um processo bem demorado para a agilidade que o mundo atual exige – deixem de existir e, em seguida, os boletos bancários que sofrem do mesmo problema”, argumenta.

Outra vantagem desse novo modelo será também a possibilidade de realizar pagamentos muito mais velozes utilizando o WhatsApp, por exemplo. “Imagine resolver tudo em um único aplicativo de forma segura sem depender de terceiros? O método já está sendo discutido pelo Banco Central (BACEN)”, diz.

Porém, vale o alerta. “Com a facilidade, o principal desafio se torna a concorrência e os diferenciais. Então, as empresas precisam, mais do que nunca, oferecer expertise avançada em sua área e soluções cada vez mais completas”, indica Túlio.

Sobre a U4crypto

A U4crypto é uma plataforma de tecnologia (Fintech) que atua no mercado financeiro com o objetivo de oferecer soluções de pagamentos integrados e democratizar o acesso aos serviços de transações financeiras entre pessoas no mundo inteiro. A plataforma oferece uma mix de serviços completo para que qualquer empresa possa fazer parte do mercado financeiro e oferecer aos seus clientes e funcionários meios para realizar transações financeiras com segurança e agilidade.

Fonte: Túlio Iannini, CEO da U4crypto. Possui mais de 20 anos de experiência em TI e como empreendedor na área. Atuou como Presidente da ASSESPRO-MG e Vice Nacional (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) entre 2009 e 2012. Participante do programa de aceleração de Startups da ENDEVOR Brasil – Scale Up 2018. É mestrando em Administração com MBA em Gestão da Competitividade e Graduado em Comunicação Empresarial.


atualizado em 29/06/2020 - 17:54

comentários