Com escolas sem funcionar, mulheres não possuem locais para deixar os filhos enquanto trabalham

Desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, muitas mães estão sofrendo com diversos desafios. Com escolas sem funcionar e os filhos em casa 24h por dia, é difícil dividir as tarefas de trabalho e conseguir cuidar das crianças. Por isso, sem assistência do governo, muitas já temem o desemprego e a falta de renda por não terem como trabalhar e cuidar dos filhos ao mesmo tempo. Para muitos comerciantes e empresários, o afrouxamento do isolamento social surgiu como uma esperança para retomar a renda mensal. Porém, para as mães que precisam sair para trabalhar, mas não tem com quem deixar os filhos, isso pode acabar se tornando um pesadelo.

“São dezenas de relatos por dia que recebemos sobre a dificuldade e falta de assistência das autoridades, principalmente para as mães solo. Com a falta de renda, é praticamente impossível conseguir um local para as crianças ficarem. Por outro lado, se elas não têm com quem deixar as crianças, como elas vão trabalhar?”, questiona Márcia Machado, mãe, empresária e moderadora do maior grupo materno de Minas Gerais no Facebook, o Amor de Mãe – que conta com mais de 18 mil mulheres.

Nesse momento, Márcia comenta que a principal esperança é que as mães que precisam cuidar dos filhos integralmente consigam algum tipo de auxílio especial para lidar com a crise ou tenham alguma garantia de que poderão manter o emprego nessas condições difíceis.

“As mulheres ainda enfrentam muitos desafios em relação a maternidade em qualquer época ‘normal’. A taxa de desemprego é maior entre elas após a gestação, mesmo com garantias trabalhistas de licença maternidade e outros direitos. Imagine o quanto essas mulheres podem sofrer com toda essa crise atual? Portanto, é necessário conscientizar patrões e autoridades governamentais para que essas mulheres tenham condições de garantir a sobrevivência do próprio negócio ou do emprego que fazem parte”, ressalta a empresária.

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe de 2 filhos e boadrasta de 2 crianç


comentários