Entenda os benefícios e a forma correta de combinar alguns alimentos para aumentar a imunidade

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo uma preocupação maior com o sistema imunológico. Apesar de não gerar imunidade contra o vírus, ao manter esse ponto em equilíbrio é possível se prevenir dos sintomas mais graves do coronavírus, além de outras doenças virais. Porém, com o aumento na busca por formas de aumentar a imunidade, surgiram também muitas receitas inadequadas que podem ser um risco a saúde. Por outro lado, existem aquelas realmente eficazes, mas que podem não fazer efeito quando utilizadas de forma inadequada.

Adriano Faustino, nutrólogo, comenta que antes de aderir a qualquer método para fortalecer o sistema imunológico, é necessário buscar informações de qualidade em fontes seguras e especialistas no assunto. “Hoje em dia, é comum receber de um amigo ou familiar textos e links indicando receitas milagrosas sobre o assunto. Algumas podem ser inofensivas, mas outras podem gerar riscos à saúde. Então, fique atento antes de utilizar qualquer método. A melhor opção é sempre buscar um médico para avaliar o seu estilo de vida e necessidades, para indicar um cronograma adequado de alimentação e demais atividades para a saúde”, destacou.

Shots da imunidade

Nas últimas semanas, uma das principais receitas que ganharam admiradores na internet são os conhecidos “Shots da imunidade”, que seriam a combinação de algumas nutrientes naturais responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico. Adriano afirma que o método é válido, desde que feito da maneira correta. “É importante combinar os ingredientes que serão realmente eficazes. Ao fazer isso eles podem ser uma ferramenta poderosa com ação anti-inflamatória e antioxidante que fortalece além da imunidade, outros aspectos do corpo como o sistema digestivo”.

O recomendado é ingerir tais shots pela manhã e diariamente. “Com o estômago ainda vazio, ele será absorvido de forma mais abrangente”, completou o médico.

Receita

Para quem nunca utilizou esse método, Adriano indica que os melhores ingredientes são o limão, açafrão, própolis, mel e gengibre. “Você pode utilizar a água de um limão e misturar com mais dois desses ingredientes. Dessa forma, você pode usar uma receita padrão em seu dia-a-dia ou ir alternando os sabores”, citou o especialista.

Fonte: Adriano Faustino, nutrólogo. Formado pela UFMG em medicina há 15 anos. Especialista em medicina preventiva, integrativa e da longevidade, com foco na nutrição.


atualizado em 19/10/2020 - 18:05

comentários