Confira dicas para minimizar o problema em casa e confira os melhores tratamentos para fazer antes do verão

A celulite é um dos incômodos estéticos mais famosos da sociedade. Os conhecidos “furinhos”, que cientificamente recebem o nome de “lipodistrofia ginóide”, aparecem na região do bumbum ou nas pernas e afeta cerca de 95% das mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Diariamente, elas buscam formas de tratamentos para acabar com o transtorno. Porém, mesmo que não afete a saúde diretamente, realizar procedimentos sem conhecimento ou sem o auxílio de especialistas no assunto, pode fazer o problema piorar e, até mesmo, causar danos graves à saúde.

Camila Katsuragi, fisioterapeuta dermatofuncional, explica que a celulite nada mais é que o depósito de gordura localizado na camada mais superficial da pele, algo que causa o aspecto parecido com a textura de casca de laranja. “O fato de atingir principalmente mulheres está ligado a questão hormonal, ao uso de anticoncepcionais, além delas possuírem o tecido adiposo da pele mais fino, que contribui para que a celulite fique mais visível”, diz.

Porém, os homens também podem ser acometidos pelo problema. “Fatores como dieta inadequada com muita gordura e produtos pouco nutritivos contribuem bastante para o desenvolvimento da celulite em ambos os sexos. O tabagismo, sedentarismo e exposição excessiva ao sol também estão relacionados”, esclarece.

Portanto, a principal forma de evitar o transtorno é através de uma vida saudável. “Em casa, as melhores formas de prevenção ou para minimizar o impacto delas é através de uma alimentação recheada de itens saudáveis, além, é claro, de exercícios físicos constantes”, orienta.

O risco de tratamentos caseiros

Apesar de alguns dermocosméticos serem indicados após avaliação profissional, Camila ressalta a importância de ter cuidados ao realizar tratamentos em casa. “É sempre importante conversar com um profissional para que ele indique o melhor procedimento e, caso seja possível fazer em casa. seguindo as orientações corretas. Alguns produtos usados sem prescrição médica podem causar alergia, irritação na pele ou, em casos mais graves, doenças de pele ou reações químicas perigosas para a saúde de todo o corpo”, alerta.

Queridinhos do verão

Com o devido acompanhamento profissional, alguns tratamentos fazem sucesso, principalmente nesta época do ano que antecede o verão, período em que a maioria das mulheres desejam preparar o corpo para elevar a autoestima e aproveitar as altas temperaturas, além das celebrações de fim de ano. Camila listou as opções mais recomendadas. Confira:

Radiofrequência – essa técnica age diretamente no local que ocorre a celulite gerando calor e produzindo fibras de colágeno, responsáveis por eliminar as células de gordura e criar o efeito “liso” na pele.

Laser – O laser quebra os triglicerídeos armazenados em ácido graxos livres e glicerol. Dessa forma, ele suaviza os “furos” e também fornece o efeito liso desejado.

Drenagem Linfática – uma das técnicas mais eficazes em longo prazo e queridinhas do mercado, a Drenagem Linfática diminui a retenção de líquido e elimina os resíduos responsáveis pelo desenvolvimento da celulite.

Celulite Zero ®️ – este é um método registrado por Camila Katsuragi que trabalha a celulite em todas as suas causas. Trata-se desde o inchaço, até a circulação e as fibrose – que são os furinhos. É um método exclusivo da Clínica Camila Katsuragi e com resultados expressivos e rápidos.

Fonte: Camila Katsuragi, Fisioterapeuta há 17 anos, pela Univap, em SP. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício. Pós-graduanda no Instituto Lair Ribeiro, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase.


comentários