Empresas que não souberem se readaptar a nova realidade, poderão passar por consequências difíceis nos próximos anos

O isolamento social, decorrente da pandemia de Covid-19, fez com que a população mudasse alguns comportamentos nas mais diversas áreas. No setor econômico, essa mudança foi observada através da nova maneira de realizar compras. De acordo com levantamento realizado pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas online aumentaram mais de 100% em todos os segmentos no país.

Além do hábito de comprar através das plataformas digitais, diversos outros aspectos sofreram com mudanças drásticas, principalmente em relação ao que os consumidores consideram como prioridade no seu dia-a-dia. Dessa forma, se adaptar e seguir o ritmo de tais mudanças é essencial para que as empresas consigam sobreviver. No entanto, essa prática pode se tornar mais desafiadora do que parece.

Aline Oneda, especialista em marketing e encantamento do cliente, cita que o principal erro, atualmente, está na falta de flexibilidade e resistência de algumas empresas a se readaptarem. “É preciso destacar que, hoje em dia, o meio digital comanda tudo. Boa parte das compras são realizadas inteiramente por lá, desde a pesquisa inicial do cliente até o fechamento do negócio. Além disso, toda a relação da empresa com o consumidor se inicia nesse meio. Portanto, mais do que nunca, fazer parte do meio digital é prioridade máxima”, diz.

Porém, para quem já faz parte desse meio, é necessário pensar também no aumento da concorrência e no formato que o local exige. “As compras online são diferentes das presenciais. Além disso, o atendimento faz toda a diferença, já que um simples clique pode mostrar milhares de opções aos seus clientes. Portanto, como ele irá escolher o seu negócio?”, questiona.

O que fazer?

Aline destaca que por essas razões, entender os novos hábitos de consumo é essencial para conseguir se destacar e se recuperar em meio a crise. “E a melhor forma de fazer isso é através de pesquisa e planejamento. Entenda o que seu público precisa e gosta. Saiba direcionar suas campanhas de marketing para o local correto, crie um canal acolhedor e realmente valioso nas mídias sociais, em que o cliente vai enxergar além do produto”, cita.

Além disso, em tempos de ferramentas digitais e pandemia, a principal preocupação do consumidor é sua segurança. “Ofereça meios para que o cliente tenha essa segurança que precisa. No online, mantenha formas de pagamento seguros, informe todas as etapas de pagamento, status do pedido e não se esqueça de verificar se tudo chegou conforme solicitado. Enquanto isso, presencialmente, não esqueça de oferecer os itens necessários de segurança, tais como álcool gel e uso de máscaras, além de oferecer um ambiente confortável e amigável para o cliente se sentir acolhido”, acrescenta.

Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente. https://www.instagram.com/alineoneda/


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