Pesquisa aponta que a população considera o sorriso responsável por 40% da beleza da face; dentes saudáveis podem influenciar saúde mental e física

Um simples sorriso pode ser a porta de entrada para diversas oportunidades na vida. Muita gente considera essa a parte mais importante do corpo e da autoestima. Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UNB) aponta que as pessoas consideram o próprio sorriso – ou o sorriso de terceiros – o responsável por cerca de 40% da beleza do rosto. Exatamente por isso, muita gente se sente extremamente incomodado ao ser acometido por qualquer problema que possa prejudicar esse aspecto.

Thiago Penna, cirurgião dentista e pós-graduado em Reabilitação Oral Avançada e Harmonização Oro Facial Avançada, comenta que muitos pacientes chegam até o consultório com a saúde mental bastante abalada devido a problemas bucais. “Geralmente, isso acontece devido a desinformação e falta de tratamentos precoces. Em muitos casos, o paciente desenvolve desde a infância a estrutura incorreta para os dentes, algo que pode deixá-los tortos e, até mesmo, ocasionar a perda dos mesmos. Além disso, problemas comuns como cáries, mau hálito, traumas ocasionados por acidentes e infecções também prejudicam a aparência do sorriso”, diz.

Tudo isso pode causar diversos danos físicos e mentais ao paciente. “Além dos problemas já conhecidos que podem afetar o organismo – tais como bactérias, fungos e infecções que acometem outras partes do corpo como coração, estômago e que ajudam no desenvolvimento de doenças como diabetes, gastrite, dentre outros – a saúde bucal atinge diretamente a saúde psicológica, já que a vergonha em sorrir pode deixar uma pessoa tão insegura a ponto de desenvolver quadros mais graves de ansiedade ou depressão”, diz.

A boa notícia é que um tratamento completo com especialistas pode reverter o problema e ajudar a manter todos os aspectos da saúde em dia. “O ideal é sempre buscar um dentista frequentemente para evitar o avanço de qualquer problema que possa prejudicar a saúde bucal e o sorriso. Porém, sabemos que ainda existe essa falta de conscientização sobre a importância de visitar regularmente o dentista”, afirma.

Ou seja, para quem já sofre com alguma doença e possui qualquer um dos problemas citados, buscar um profissional deve se tornar a maior prioridade. “Após avaliação, dependendo do caso, encaminhamos o paciente para receber um tratamento multidisciplinar que envolva os especialistas necessários da odontologia, além de psicólogos para devolver a autoestima e cuidar da parte mental de forma adequada”, orienta.

Fonte: Thiago Penna, cirurgião dentista. Pós-graduado em Reabilitação Oral Avançada e Harmonização Oro Facial Avançada (Brasil / EUA). Proprietário Ampla Odonto Clínica.


comentários