Especialista revela que problemas de circulação podem estar relacionados com hábitos errados alimentares.

31 de março é dedicado ao Dia da Saúde e Nutrição, data importante para reforçar o papel fundamental da alimentação no nosso dia-a-dia, principalmente neste período de pandemia, já que os cuidados para aumentar e melhorar a imunidade com a ingestão dos alimentos corretos tornou-se primordial. Assim, a alimentação influencia no funcionamento de todo organismo, inclusive na saúde vascular.

O médico angiologista Guilherme Jonas, especialista em cirurgia vascular, explica que os problemas da circulação arterial são causados pelo acúmulo de gordura na parede das artérias, a aterosclerose. “Quando as placas de gordura dentro das artérias são formadas, o sangue tem dificuldade de chegar aos órgãos e levar o oxigênio e  nutrientes da alimentação. Ao não receber sangue arterial, as células  podem morrer e acarretar em doenças graves, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (ou derrame cerebral), por exemplo.

Por isso, uma dica do especialista é evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos. “A principal recomendação é diminuir a ingestão de gorduras ruins, como o colesterol, as gorduras trans e saturadas. Por outro lado, é ideal aumentar a ingestão de gorduras boas. Elas aumentam o HDL-colesterol (colesterol bom) e diminuem a formação das placas de gordura nas artérias. Essas gorduras boas podem ser encontradas em óleos vegetais, como o azeite de oliva e nas castanhas”, citou o angiologista.

O médico alerta que a ingestão de sal, em excesso, também deve ser evitada, já que aumenta a pressão arterial e pode danificar a parede das artérias, além de intensificar a deposição das gorduras.

O que comer?

O especialista lista alguns alimentos que ajudam a manter a saúde vascular em dia.

  • Laranja, limão, kiwi, morango. São ricos em vitamina C, que auxiliam no fortalecimento da parede dos vasos sanguíneos;

  • Salmão, atum, sardinha, sementes de chia. Ricos em ômega 3. Ele torna o sangue mais fluido e facilita a circulação;

  • Folhas de beterraba, abacate, iogurte. São alimentos ricos em potássio. Ele auxilia na eliminação e regularização da água nas células do corpo, diminuindo o inchaço.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular. É diretor clínico e fundador da clínica AngioMais com unidades no bairro Eldorado, em Contagem e no bairro Castelo, em Belo Horizonte (@drguilhermejonas). 

Foto: Internet


comentários