Inscrições para concorrer a oportunidade de se tornar um dos co-diretores do projeto “Os Prédim É Nóis” são prorrogadas até 20 de maio

“Os Predim é Nóis” é um curta-metragem documental, com 25 minutos de duração, que apresentará o cotidiano do Residencial São José, cenário icônico da periferia de Belo Horizonte. O filme traz uma proposta de direção colaborativa em que três jovens residentes no local vão dividir a direção do  filme com a diretora Mônica Veiga.

A ideia desse modelo de produção é fomentar a presença dos jovens periféricos no audiovisual enquanto contam, através das telas, a história do local em que nasceram. Para que esse objetivo seja concretizado, a equipe de produção irá selecionar os 3 participantes através de um formulário online. “Os candidatos deverão ter entre 18 e 22 anos e não precisarão ter experiência com cinema, mas precisarão ter familiaridade com algum tipo de manifestação artística. Daremos prioridade para mulheres, pessoas negras, LGBT+ e PCD (com mobilidade reduzida)”,  explica a produtora cultural Dalila Pires, proponente do projeto.

Inscrições prorrogadas

Para que mais jovens tenham a oportunidade de participar e conhecer a produção do projeto, foi possível prorrogar a seleção por mais uma semana. Dessa vez, os interessados têm até o dia 20 de maio para realizarem suas inscrições. “Queremos que esse projeto chegue ao máximo de pessoas possíveis. Através dele, poderemos despertar não só o talento, mas o orgulho de fazer parte de um local que é peça fundamental para a história de Belo Horizonte”, acrescenta.

Uma vez selecionados, esses jovens receberão um treinamento, com entrega de certificado, ofertado gratuitamente a partir de um apoio estabelecido com a Produtora Audiovisual Atlântico Filmes, com carga horária total de 16 horas, para que possam conhecer o fazer cinematográfico, bem como entender a linguagem com a qual pretendemos realizar esse trabalho.

O projeto

O curta retrata a rotina no Residencial São José (conhecido também como “Os Prédim”), localizado na antiga Vila São José, região Noroeste de Belo Horizonte. “Vamos apresentar a rotina do local e  entrevistar moradores do residencial, perguntando a eles a respeito de suas vidas, da forma que  enxergam o lugar onde moram”, conta Dalila.

A obra está inscrita no edital BH nas Telas, na categoria de Audiovisual Comunitário, que tem  como objetivo democratizar e descentralizar a produção audiovisual. “Nossa ideia é descentralizar  e democratizar o fazer artístico e, assim, promover valor em um espaço, até então, marginalizado”,  frisa.

Serviço

Seleção Co-Diretores Os Predim é Nóis

Data: Até dia 20/05

Inscrições: forms.gle/ZT1LozjmiRfMqVFd8

Para mais informações: instagram.com/ospredimenois e dalilapiresbatista@gmail.com

*Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas 2021.

Foto: Atlântico filmes


atualizado em 19/05/2022 - 15:09

comentários