Raul Garcia – Divulgação.
Programação encerra o projeto, que articula o protagonismo criativo de alunos e educadores de escolas públicas e ações de arte-educação que mobilizaram mais de 8.000 alunos.
Fomentar a criação artística com crianças e adolescentes de escolas públicas, valorizando projetos de educadores e conectando as diversas culturas locais. Este é um dos objetivos do projeto Lab. Conexão, que até o dia 5 de abril, promove ciclo de encontros e encerramento com atividades gratuitas em quatro municípios mineiros: Belo Horizonte, Betim, Curvelo e Conceição do Pará, fechando ações que aconteceram em 16 escolas. A iniciativa é uma realização da Planeta Cultura e Sustentabilidade, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.
A programação, que conta com espetáculos, palestras e bate-papos com autores, inicia-se em Betim e Belo Horizonte, entre os dias 1 e 5 de abril e também celebra o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Em breve, chega a Conceição do Pará (MG) e Curvelo (MG), entre os dias 27 e 29 de maio.
As ações celebram as conexões, os resultados e o impacto do projeto até aqui. “Durante o ano passado o Lab. Conexão trabalhou junto às escolas, sempre com o propósito de fomentar a arte-educação e cultura no ambiente escolar. Reconhecemos o protagonismo dos professores e dos alunos nas ações. Selecionamos e apoiamos, por meio de oficinas criativas, diversos projetos de educadores que atuam com a arte, sempre fortalecendo o trabalho de bibliotecas e espaços de leitura”, comenta Rayssa Amaral, coordenadora de produção do Lab Conexão.
Programação
A programação do Lab. Conexões durante a semana do Livro Infanto-Juvenil já tem as atrações confirmadas. A contadora de histórias e encantadora de bibliotecas Renata Camargos leva seu espetáculo “Viajando o Mundo com Histórias” para as escolas da regional Barreiro, em Belo Horizonte. Já em Betim, as escolas recebem Marcelino Xibil, com o espetáculo “Causas de Brasêro”. Além das apresentações, os artistas irão discutir seu trabalho e suas obras com os alunos nos bate-papos com o autor.
Além destas ações, o Instituto Ramacrisna em Betim e a Escola Estadual Diogo de Vasconcelos no BH/Barreiro irão receber palestras que tem como fio condutor “A arte como criatividade no desenvolvimento pessoal”. Leandro Zere e JP1 Escrevivente conduzem a palestra “Para Além das Rimas: O Hip Hop e a Cultura Urbana como Formação Cidadã” e Raul Garcia a “Entre Vôos”.
As atividades do projeto se encerram com um encontro regional dos educadores de cada cidade, que irão discutir a experiência no projeto em uma troca de práticas pedagógicas, para finalizar a ação com inspirações e aprendizados.
Lab Conexão: resultados e impacto
Desde 2023, o Lab Conexões vem promovendo Laboratórios Criativos que ativam diferentes linguagens artísticas nas escolas, com foco nos espaços de leitura. Ao todo, até aqui, o projeto realizou 110 atividades, contemplando cerca de 8.000 alunos de 16 escolas públicas, além professores e comunidade escolar. As ações possibilitaram a interação das escolas com a produção cultural , incentivando a criatividade e o protagonismo dos professores e alunos.
As ações buscaram partir de projetos desenvolvidos pelos próprios educadores das escolas, reconhecendo o protagonismo desses agentes. Assim, o Lab Conexão incorporou as necessidades e a identidade de cada local, fornecendo oficinas, discussões e as ferramentas necessárias para a condução de cada projeto.
Entre alguns deles, em Betim, por exemplo, as ações resultaram na montagem de duas peças teatrais: “Chovo, tu choves, ele chove” do grupo Malucos pela Arte da Escola Municipal Kássio Vinícius e “Sonhos de uma Noite de Verão” do grupo Diafonó da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. “Na Carlos Drummond de Andrade, já existia esse grupo de teatro, com a peça em construção. Então, para eles, a gente levou jogos teatrais, oficina de técnica vocal, acompanhamento de figurino, produção de cenografia… Todo o acompanhamento até eles criarem a peça de teatro” acrescenta Rayssa Amaral.
A criação artística foi trabalhada em diversos formatos: espetáculos, oficinas, encontros com bibliotecas e rodas de conversa. Na regional Barreiro, em Belo Horizonte, por exemplo, todos os 997 alunos da Escola Estadual José do Patrocínio participaram da montagem de uma mostra de cultura regional, enquanto na Escola Estadual Padre João Botelho, os professores puderam participar de oficinas de musicalização.
Em cada cidade, foram realizadas atividades em quatro escolas. No Centro Oeste de Minas, em Conceição Pará (MG), entre os projetos realizados, todos os alunos da Escola Municipal Aurora Júlia escreveram seu primeiro livro, no projeto “O Pequeno Autor” e, na Escola Estadual Isauro Epifânio, foi desenvolvido o primeiro Festival de Cultura Afro-Brasileira.
Em Curvelo, o destaque foi a literatura. As escolas municipais contaram com oito espetáculos de contação de histórias, além das oficinas Pizza Literária e Na Cadência do Cordel. Em síntese, como resultado, o Lab Conexão incentivou e potencializou ações de arte e educação, promovendo a integração dos diferentes agentes que compõem as 16 escolas para criações autênticas e transformadoras.
SERVIÇO
Lab Conexão
Belo Horizonte – Barreiro
Dia 1/4
Local: Escola Estadual Padre João Botelho
9h – Bate papo com autor – Renata Camargos (autora dos livros “Escola Azul” e “Valentim, o Leãozinho Forte e Valente”)
Espetáculo “Viajando o Mundo com Histórias” – Renata Camargos
Local: Escola Estadual José Miguel do Nascimento
14h – Bate papo com autor – Renata Camargos (autora dos livros “Escola Azul” e “Valentim, o Leãozinho Forte e Valente”)
15h – Espetáculo “Viajando o Mundo com Histórias” – Renata Camargos
Dia 2/4
9h – Bate papo com autor – Renata Camargos (autora dos livros Escola Azul e Valentim, o Leãozinho Forte e Valente)
Espetáculo Viajando o Mundo com Histórias – Renata Camargos
Local: Escola Estadual Dom Bosco
14h – Bate papo com autor – Renata Camargos (autora dos livros Escola Azul e Valentim, o Leãozinho Forte e Valente)
Espetáculo Viajando o Mundo com Histórias – Renata Camargos
Local: Escola Estadual José do Patrocínio da Silva Pontes
Dia 3/4
10h – ENCONTRO LAB CONEXÃO
TROCAS PEDAGÓGICAS ENTRE EDUCADORES DO LAB CONEXÃO – BH/BARREIRO
Local: Escola Estadual Dom Bosco
8h30 – Palestra “Entre Vôos” – Raul Garcia
10h30 – “Para Além das Rimas: O Hip-Hop e a Cultura Urbana como formação cidadã” – Leandro Zere e JP1 Escrevivente
13h – Palestra: Entre Vôos – Raul Garcia
15h – Para Além das Rimas: O Hip-Hop e a Cultura Urbana como formação cidadã – Leandro Zere e JP1 Escrevivente
Local: Instituto Ramacrisna
Betim (MG)
Dia 3/4
9h – Bate papo com autor – Marcelino Xibil Ramos – autor do livro “O Abraço”
Espetáculo “Causos de Brasêro” – Marcelino Xibil Ramos
Local: Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade
14h – Bate papo com autor – Marcelino Xibil Ramos – autor do livro “O Abraço”
Espetáculo Causos de Brasêro – Marcelino Xibil Ramos
Local: Escola Municipal Maria Aracelia Alves
Dia 4/4
9h – Bate papo com autor – Marcelino Xibil Ramos – autor do livro “O Abraço”
Espetáculo “Causos de Brasêro” – Marcelino Xibil Ramos
Local: Escola Maria da Penha dos Santos Almeida
9h – Bate papo com autor – Marcelino Xibil Ramos – autor do livro “O Abraço”
Espetáculo “Causos de Brasêro” – Marcelino Xibil Ramos
Local: Escola Municipal Professor Kássio Vinícius Castro Gomes
Dia 5/4
8h30 – Palestra: Entre Vôos – Raul Garcia
Local: Escola Estadual Diogo de Vasconcelos – Barreiro
10h30 – Para Além das Rimas: O Hip-Hop e a Cultura Urbana como formação cidadã – Leandro Zere e JP1 Escrevivente
Local: Escola Estadual Diogo de Vasconcelos- Barreiro
14h – ENCONTRO LAB CONEXÃO
TROCAS PEDAGÓGICAS ENTRE EDUCADORES DO LAB CONEXÃO – BETIM
Local: Escola Municipal Maria Aracelia Alves
LEI DE INCENTIVO À CULTURA
PATROCÍNIO: VALLOUREC, REDE MATERDEI E JAGUAR MINING
REALIZAÇÃO: PLANETA CULTURA E SUSTENTABILIDADE | MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
atualizado em 04/04/2024 - 10:19